Todo profissional que lida com vidas, seja médico, biológo, advogado ou até mesmo policial precisa seguir certos coneitos éticos e morais para pode realizar seu trabalho para que o mesmo não venha enfrentar futuras conseqüências.
A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Morada da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo.O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa.
No campo da saúde a cobrança é ainda maior por parte da sociedade e de órgãos fiscalizadores, um erro ou descuido por menor que seja, pode ter conseqüências graves para ambos os lados.
Alguns exemplos dos temas alarmados:
* Aborto
* Clonagem
* Eutanásia
* Ética médica
* Transgênicos
O biológo atualmente além de que ter lhe dar com esses "impecilhos" também tem o dever de conscientizar a população contra as agressões sofridas pela natureza e a vida existente. Não é um trabalho fácil, isso sem contar a forte concorrência por partes de outros profissionais que estão não são da área.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário